Tuesday, January 16, 2007

Lotus Domino: Qual plataforma é melhor?

O IBM Lotus Domino como já é conhecido, roda em vários sistemas operacionais além do Microsoft Windows Server:
  • IBM i5/OS (também conhecido como AS/400 ou iSeries)
  • IBM z/OS (OS/390 ou "Mainframe")
  • IBM AIX (pSeries ou RS/6000)
  • Linux (SUSE e Red Hat Enterprise Linux em Intel (32 e 64 bit) e System z (Linux para zSeries "Mainframe")
  • Sun Solaris on SPARC
Já vi Domino rodando em tudo que é plataforma: HP-UX (antigamente o Domino tinha uma versão para o Unix da HP), Sun Solaris, Linux em Intel e Mainframe, z/OS (também conhecido como OS/390, o sistema operacional nativo dos mainframes da IBM), AS/400, Windows em DEC Alpha (64-bit, que também não é mais suportado).

Até a versão 6.x do Lotus Domino server (por conta de uma restrição do sistema operacional), a performance em Linux deixava a desejar pois o servidor não escalava tão bem quanto nas outras plataformas. Com o Release 7, certificado para rodar num novo kernel do Linux, essa limitação foi removida do sistema operacional, e hoje Domino em Linux roda tão bem (e as vezes até melhor) quanto as outras plataformas mais "robustas", como iSeries,


Mas afinal, qual é a melhor plataforma para se rodar o Lotus Domino?

Não existe uma resposta só. Diria até que a melhor plataforma para se rodar o Lotus Domino é a plataforma onde sua equipe tem maior know-how. Um sistema operacional bem tunado é sempre um bom começo para uma ambiente estável e com boa performance. A vantagem do Lotus Domino como servidor é dar às empresas a liberdade de escolha para rodar sua infra-estrutura de colaboração na plataforma de sua escolha. Ou até mesmo, mais de uma: você pode rodar um cluster de servidores Lotus Domino que estão em plataformas distintas: um em Linux, um em Solaris, e outro em Windows. Ou Solaris, ou zOS, ou iSeries.

Afinal, você decide. ;-)

No comments: